Invisalign®

em primeiro plano está a mão direita de uma mulher branca, segurando um molde do Invisalign, e mais atrás está a silhueta dela, em que é possível notar um grande sorriso. O fundo da imagem é branco.

Para aquelas pessoas que querem fazer o alinhamento dos dentes, mas não gostam do tradicional e chamativo aparelho ortodôntico, existe uma alternativa invisível – ou quase isso! O Invisalign® é uma evolução nesse tipo de tratamento, possui um design minimalista e discreto, e é uma solução viável para diferentes problemas oclusais.  Com conforto e segurança, está mais fácil de conquistar o sorriso que você sempre sonhou!

O que é o Invisalign®?

O Invisalign® é um aparelho ortodôntico transparente, feito sob medida para cada etapa do tratamento do paciente. Tem o formato de um molde que é encaixado na arcada dentária superior e/ou inferior, corrigindo o alinhamento e a posição dos dentes na boca.

Ele é formado por jogos de moldeiras sequenciais removíveis, que são chamadas de alinhadores. Esses alinhadores são uma boa indicação para quem tem o desejo de corrigir o posicionamento dos dentes de maneira planejada, rápida e praticamente imperceptível.

Como o Invisalign® funciona?

Antes do aparelho, de fato, ser colocado na boca do paciente, existem algumas etapas importantes. Para começar, o dentista faz um escaneamento intraoral, criando uma imagem 3D dos dentes da pessoa e do alinhamento geral da mordida, o que facilita todo o planejamento individualizado. É a partir dessa imagem que são confeccionados os alinhadores.

O 3D é um substituto do antigo molde de gesso. Com ele, fotos e radiografias, o ortodontista tem todas as informações necessárias para a confecção do Invisalign®. Também é a partir do escaneamento que o profissional fará as correções no alinhamento, proporcionando ao paciente visualizar como seu sorriso vai ficar sem ainda ter feito nenhuma intervenção.

Dentro de algumas semanas os alinhadores são entregues e passam a ser utilizados. É importante ressaltar que eles são trocados de tempos em tempos, conforme período estipulado pelo dentista. Outro diferencial é que o paciente, a cada consulta de acompanhamento, consegue enxergar a movimentação dos seus dentes por meio da imagem 3D, vendo a evolução real do tratamento.

O Invisalign® é indicado em quais casos?

O Invisalign® é indicado para grande parte das situações clínicas, entre elas, mordida cruzada, dentes apinhados, dentes espaçados, mordida profunda, mordida aberta, prognatismo e retrognatismo. Entenda mais sobre esses casos a seguir:

Mordida cruzada

Ocorre quando os dentes inferiores e superiores estão invertidos. Ou seja, ao morder, os dentes de baixo se projetam mais para a frente ou para uma das laterais da boca.

Dentes apinhados

Os dentes tortos aparecem quando não existe espaço suficiente na arcada dentária, ocasionando a sobreposição deles.

Diastemas

Os dentes ficam separados, pois há muito espaço na arcada dentária, o que pode ser reflexo de um crescimento anormal, dentes muito pequenos, fatores genéticos, ausência de dentes ou a protrusão da língua.

Mordida profunda

São os casos em que os dentes superiores cobrem os dentes inferiores mais do que deveriam.

Mordida aberta

Acontece quando os dentes superiores não cobrem os dentes inferiores, e eles acabam ficando separados.

Prognatismo e retrognatismo

São os casos em que o crescimento da arcada dentária ocorre em excesso ou é insuficiente, tanto na parte superior quanto na inferior.

Quais os benefícios do Invisalign®?

A tecnologia utilizada no Invisalign® dá mais conforto ao paciente. O aparelho pode ser facilmente retirado na hora da escovação, assim como durante as refeições. Por isso, facilita bastante a higiene bucal.

Além de ser quase invisível, o Invisalign® tem outros benefícios estéticos: ele não altera o aspecto da face, a exemplo do aparelho ortodôntico tradicional que pode acabar volumizando os lábios.  Ainda dentro dessas comparações, o tempo de tratamento com o Invisalign® também é bem menor.

Quanto tempo dura o tratamento?

O paciente pode notar alguma melhora já na primeira semana de uso das moldeiras. Em casos de baixa complexidade, é possível realizar todo o tratamento entre quatro e nove meses.

Todavia, não existe uma estimativa precisa do tempo de duração, uma vez que casos complexos – em que há a necessidade de realizar procedimentos prévios relacionados à funcionalidade oral – podem se prolongar mais.  Por isso, o ideal é sempre fazer uma consulta de avaliação com o dentista.

Qual o valor do Invisalign®?

Não há como estipular um valor específico para o tratamento com o Invisalign®, porque ele depende da escolha do profissional, do problema específico do paciente e do número necessário de trocas de moldeiras.  Assim, o recomendado é procurar um profissional de confiança para garantir a eficácia e segurança em todas as etapas, atingindo o resultado desejado.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!